Comer para engravidar é uma pergunta comum nas primeiras consultas de tentantes. E posso dizer: alimentação e ciclo menstrual têm muito mais a ver do que parece!
Obrigada por ler este artigo. Peço-lhe que ao final, deixe abaixo um comentário com suas impressões. Se restou alguma dúvida, não hesite em me perguntar.
Você já parou para pensar em como o que comemos afeta o nosso ciclo menstrual?
Vários alimentos e hábitos interferem na intensidade do fluxo menstrual, na regularidade do ciclo, nas cólicas e na TPM.
Além dos alimentos, o que mais interfere no seu ciclo?
Sabia que nossas emoções também podem facilmente afetar a forma como nos alimentamos? Sob situações de estresse ou ansiedade, podemos perder a fome ou usarmos a comida como “válvula de escape”, comendo mais do que precisamos.
Dessa forma, o ciclo menstrual também pode influenciar como nos alimentamos, quem é mais sensível às flutuações hormonais naturais do ciclo pode sentir um impulso maior de comer determinados alimentos em alguns períodos.
Como o corpo da mulher é regido pelo princípio Yin, para nós, mulheres, é importante compreender, alimentar e preservar essas características.
Mas em nossa sociedade ocidental, as mulheres estão vivendo rotinas cada vez mais Yang: excesso de trabalho, atividades, tarefas e responsabilidades. Isso desgasta os atributos Yin do corpo e da psique da mulher e traz problemas relacionados à fertilidade, à amamentação, ao parto e à menopausa. Por isso nos tratamentos com a Acupuntura a associação com a Dieta é importante pois ela é a base da Medicina Oriental e nos ensina a comer alimentos de acordo com a fase do ciclo:
Alimentos por fases do ciclo
Menstruação:
- tome sopas quentes;
- evite alimentos gordurosos
- consuma alimentos como: ovos orgânicos, cebola, açafrão, abacate.
Pós-Menstruação:
- Na fase pós-menstrual é muito interessante a gente repor a energia Yin e o sangue em nosso meridianos, consuma alimentos como: feijão azuki, beterraba, inhame, maçã.
Ovulatória:
- Na fase ovulatória é importante tonificar o Yang. Para melhorar a movimentação do óvulo consuma alimentos como: coco, quinoa, aveia, anis estrelado.
Pós-ovulatória:
- Na fase pós-ovulatória prefira alimentos para tonificar o Yin, consuma alimentos como: cenoura, abóbora, alho, erva-doce.
Quer se aprofundar mais no assunto? Leia o artigo Os alimentos e a fertilidade.