fbpx
Artigo Endometriose tem tratamento

Endometriose tem tratamento

O endométrio reveste a parede interna do útero, se não houver fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. 

Obrigada por ler este artigo. Peço-lhe que ao final, deixe abaixo um comentário com suas impressões. Se restou alguma dúvida, não hesite em me perguntar.

7 milhões de brasileiras sofrem com a endometriose.

Endometriose é um distúrbio inflamatório, multifatorial, provocada por células do endométrio que deveriam ter sido expelidas mas começam a crescer fora do útero, nos ovários e/ou cavidade abdominal, causando intensas dores.

Afeta 10 % das mulheres em idade reprodutiva levando a quadros de infertilidade e dor e muitas vezes, leva-se anos para o diagnóstico ser feito!

A endometriose pode ser assintomática, mas normalmente causa sintomas como:

Dismenorreia – cólica menstrual que  evolui aumentando a intensidade.

Dispareunia – dor durante as relações sexuais;

Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;

Infertilidade

Os tratamentos ocidentais visam diminuir os sintomas através de medicamentos anti-inflamatórios, e para retardar o crescimento dessas células e nos casos mais graves cirurgia, as causas ainda são desconhecidas, mas alguns estudos comprovam  que a acupuntura é mais eficaz do que a terapia medicamentosa pois não só alivia a dor menstrual, como também reduz o tamanho das massas pélvicas. 

Os principais sintomas da endometriose são: 

  • menstruação intensa
  • cólicas muito fortes ( dor intensa no período menstrual não é normal!)

O diagnóstico ocidental é realizado a partir de exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética.

A Medicina Tradicional Chinesa,  considera a Endometriose uma Síndrome de Estagnação de Sangue (xue) e Qi (energia) no útero e/ou no aquecedor inferior e está relacionada à disfunção do fígado, baço e rins. 

Essa estagnação de Qi e sangue causa: TPM, irritabilidade períodos menstruais irregulares , o sangue menstrual poderá ser escuro e ter coágulos e muita dor abdominal.

O frio em excesso também  pode causar obstrução dos meridianos e impedir a circulação do Qi e do sangue no útero, causando dores menstruais. Essa Estagnação de Sangue pode ou não estar associada à Umidade que  pode transformar-se em Fleuma, como a formação de massas.

Para tratar a Endometriose precisamos mover o Qi e o Sangue do útero e remover a umidade para dissolver as massas, melhorar  função dos órgãos citados acima, com isso iremos equilibrar o organismo todo.

Além disso, precisamos aquecer o frio mantendo os pés calçados e o abdome coberto. Optando por alimentos cozidos e mornos em detrimento dos alimentos frios e crus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima