fbpx
Artigo Emoções podem interferir na fertilidade

Como suas emoções podem interferir na sua fertilidade!

Você já ouviu falar que as emoções podem interferir na fertilidade? Pois é… segundo a Medicina Tradicional Chinesa, que existe há mais de 4 mil anos,  isso ocorre.

Obrigada por ler este artigo. Peço-lhe que ao final, deixe abaixo um comentário com suas impressões. Se restou alguma dúvida, não hesite em me perguntar.

Segundo a sabedoria chinesa, as emoções são uma importante causa de desarmonias e doenças e a infertilidade também se encaixa aqui.

Uma emoção súbita ou vivida e revivida por muitos anos pode interferir na fisiologia energética deixando-a estagnada  e, posteriormente, gerando sintomas no corpo físico.

A etimologia da palavra emoção

A palavra emoção, ao que tudo indica, vem do latim ex movere que, em uma tradução livre, significa “mover para fora”.

Demonstrar nossos sentimentos nada mais é do que colocar para fora o que se passa no nosso interior.

A emoção é uma sensação que pode causar até mesmo impactos físicos, provocados por estímulos de diferentes naturezas ou episódios específicos.

As emoções na Medicina Chinesa

Na Medicina Ocidental as emoções e sentimentos como: raiva, tristeza, preocupação, medo e euforia não são atribuídos a doenças físicas. Não são levados em consideração os sentimento por trás da doença/sintoma ou da infertilidade e nem do tratamento, mas na acupuntura para engravidar e na Medicina Chinesa todos esses aspectos são levados em conta.

Siga-me no Instagram.

 

As Doenças Psicossomáticas

Hoje em dia muito se fala em Doenças Psicossomáticas que nada mais são do que desordens emocionais ou psiquiátricas que após serem excluídas as causas externas, entendemos que as emoções afetaram o funcionamento dos órgãos do corpo como por exemplo:

  • Enxaqueca;

    Síndrome do Intestino Irritável;

  • Alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele;

  • Gastrite;

  • Impotência sexual;

  • Infertilidade.

Na Medicina Chinesa, as emoções são estímulos que afetam a mente (Shen residente no coração), a alma etérea (Hun – fígado) e a alma corpórea (pulmão) alterando o equilíbrio entre os órgãos e a harmonia do Qi e do Sangue.

Percebemos que as emoções, causam diretamente desarmonias interiores e, que há necessidade em se compreender as emoções para tratar a doença em si.

Emoções excessivas resultam em efeitos específicos nos órgãos internos quando permanecem por períodos prolongados ou de início súbito.

As emoções e os órgãos

  • A Melancolia e Tristeza ferem os pulmões;
  • O Medo fere os rins;
  • A raiva fere o fígado;
  • A euforia fere o coração;
  • Preocupação (pensamento obsessivo) prejudica o baço.

O inverso também é verdadeiro, uma lesão nos órgãos internos pode causar um distúrbio emocional. Além disso, o fluxo de Qi (energia) é afetado pelas emoções:

  • Luto e melancolia consomem Qi;
  • O medo faz com que o qi desça;
  • O medo dispersa o Qi;
  • A raiva faz o qi subir e causa a estagnação do Qi;
  • A alegria diminui o Qi;
  • Preocupação causa estagnação do Qi.

No entanto, na Medicina Chinesa o excesso dessas emoções leva à perturbação do Qi e do sangue, afetando diretamente os cinco órgãos (coração, fígado, baço, pulmão e rim) e as seis vísceras (vesícula biliar, estômago, intestino delgado, intestino grosso e bexiga). 

Por isso o estresse emocional é nocivo para o organismo como um todo, porque prejudica os órgãos diretamente, já que existe uma interdependência contínua e dinâmica dos órgãos com a emoção. 

Os órgãos envolvidos na fertilidade

Os principais órgãos envolvidos na fertilidade, de acordo com a medicina chinesa são o fígado e o rins, estando o primeiro relacionado à frustração, raiva, irritabilidade e fúria e o segundo, ao medo e insegurança.

O que pode ser feito para melhorar as suas chances de engravidar?

Se você vive uma jornada da infertilidade, vale a pena rever as emoções e sentimentos vividos até aqui na sua trajetória, investigar se alguma dessas emoções vividas ainda está pulsando dentro do seu coração e da sua mente e a partir daí, começar a trabalhar o autoconhecimento, o perdão e a coragem.

A acupuntura e a medicina agem para reequilibrar essas desarmonias e dessa forma ajudam nesse processo para alcançar o sonho da maternidade.

Estar de bem com a vida, com seu corpo, para que não haja tensão emocional é muito importante, por isso a Acupuntura trata corpo e mente, prevenindo sintomas e doenças e melhorando a capacidade do indivíduo em lidar com as suas emoções.

Você já conhecia esse lado da acupuntura?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima