fbpx
Artigo Falando sobre Gravidez

10 Conselhos para Engravidar

Decidiu que é hora de começar uma família ou planeja engravidar novamente? Pois a seguir apresentarei alguns conselhos que vão lhe ajudar nesse processo de gravidez. Listo abaixo dez principais fatores que você precisa saber e aplicar:

Obrigada por ler este artigo. Peço-lhe que ao final, deixe abaixo um comentário com suas impressões. Se restou alguma dúvida, não hesite em me perguntar.

  • Interrompa a contracepção
  • Tenha relações sexuais no momento certo
  • Tome ácido fólico
  • Coma alimentos saudáveis
  • Evite certos alimentos
  • Mantenha-se em forma e com um peso saudável
  • Pare de fumar e usar drogas recreativas e álcool
  • Verifique seu histórico de vacinação contra rubéola
  • Otimize a saúde vaginal
  • Envolva seu parceiro

Leia também Acupuntura para Engravidar e na Gravidez.

1. Interrompa a contracepção

Quando você para de usar alguns métodos de contracepção, como o preservativo masculino e feminino, o diafragma e o planejamento familiar natural, seus ciclos menstruais e sua fertilidade não são interrompidos. Já com outros métodos, como a pílula anticoncepcional e injeções anticoncepcionais, pode levar algum tempo até que seus ciclos menstruais retornem ao normal após interromper o uso. Embora não haja razão para não tentar engravidar imediatamente, algumas mulheres gostam de esperar alguns meses a fim de restabelecer os ciclos naturais e preparar totalmente o corpo.

2. Tenha relações sexuais no momento certo

Você sabia que um em cada dois casais pode estar tentando engravidar na hora errada?

Existem apenas alguns dias por mês em que a mulher pode engravidar. Ter relações sexuais no dia da ovulação (quando o seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que a antecedem aumentará suas chances de engravidar.

Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o ciclo médio é de 28 dias e que a ovulação ocorre no dia 14. Esses dois números são apenas as médias dos dados relatados. Na verdade, a maioria dos ciclos femininos não corresponde a essa “média”. A identificação com um teste de ovulação ajudará a identificar a duração do ciclo e a data da ovulação, não apenas adivinhá-los.

3. Tome ácido fólico

Tomar um suplemento de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do bebê, como a espinha bífida. Por exemplo, no Reino Unido, a Diretoria Médica do Governo recomenda que as mulheres que planejam engravidar ou estejam grávidas tomem diariamente um suplemento de 400 microgramas de ácido fólico. O ideal é começar três meses antes de tentar engravidar e continuar a ingestão durante todo o primeiro trimestre da gravidez. Se sua dieta for saudável, você já obtém parte do ácido fólico necessário de alimentos como cereais fortificados no café da manhã, feijão, verduras e suco de laranja, mas ainda é importante tomar os suplementos, porque é muito difícil obter toda a quantidade necessária de ácido fólico somente com a dieta.

4. Coma alimentos saudáveis

Para que o seu bebê tenha o melhor começo, mesmo antes da concepção, é uma boa ideia comer refeições regulares e equilibradas, muitas frutas e legumes frescos e cortar alimentos processados e fast food. Certifique-se de incluir em sua dieta:

  • Carboidratos – pães, macarrão, arroz e cereais de trigo integrais são melhores do que pão branco, bolos e biscoitos
  • Frutas e vegetais – tente comer cinco porções ao dia, lembrando que, quanto mais coloridos forem as frutas ou vegetais, mais nutritivos eles serão.
  • Proteína – é possível obter a proteína necessária na carne, peixe, ovos, legumes e feijões.
  • Leites e derivados – contêm muito cálcio, importante para o desenvolvimento dos ossos
  • Gordura – tente consumir a gordura de fontes vegetais, como azeite de oliva ou peixes gordos como salmão, arenque ou cavala

5. Evite certos alimentos

  • Ovos crus e carnes ou frutos do mar crus ou mal cozidos podem conter salmonela ou outros organismos que podem causar intoxicação alimentar
  • Produtos lácteos não pasteurizados, fígado ou patê de fígado e sobras podem conter Listeria, que pode levar ao aborto espontâneo ou à morte fetal.
  • Fígado/produtos de fígado contêm níveis altos de vitamina A, que podem ser nocivos para um bebê em desenvolvimento, por isso devem ser evitados.
  • Suplementos vitamínicos não rotulados como “para uso na gravidez”. As vitaminas e outros suplementos devem ser usados apenas se o rótulo informar que são seguros para usar na gravidez. Isso ocorre porque algumas vitaminas, se consumidas em altos níveis, podem ser muito perigosas para bebês em desenvolvimento. É importante tomar o ácido fólico, como comentado anteriormente; então, tome-o como um suplemento individual ou compre um suplemento desenvolvido especificamente para a gravidez.
  • Cuidado com os medicamentos. Converse com seu médico sobre os medicamentos que você toma e também antes de interromper qualquer medicamento. Informe ao farmacêutico que você está grávida quando for comprar medicamentos vendidos sem receita médica. Mesmo remédios simples, como descongestionante nasal em spray, podem conter ingredientes que não devem ser usados na gravidez.
  • Cuidado com a toxoplasmose. Legumes não lavados, carne mal cozida e fezes de gato trazem o risco de toxoplasmose, o que pode causar aborto, morte fetal ou prejudicar o bebê. Portanto, sempre lave frutas e vegetais, coma alimentos apenas quando estiverem totalmente cozidos e use luvas ao esvaziar a caixa de areia de gatos ou ao praticar jardinagem.

6. Mantenha-se em forma e com um peso saudável

A gravidez exerce uma grande pressão no corpo; portanto, ficar em forma antes de engravidar ajudará após a concepção.

Se você já estiver em boa forma antes de engravidar, será mais fácil se manter ativa quando engravidar. Exercícios físicos podem ajudar a melhorar o humor e os níveis de energia. Eles também reduzem o estresse, o que é bom ao tentar engravidar. Ter um peso saudável pode ajudá-la a engravidar, então o melhor é tentar atingir o peso mais ideal possível antes de tentar engravidar. O médico poderá fornecer informações sobre um peso saudável para você.

7. Pare de fumar e usar drogas recreativas e álcool

É melhor evitar fumo, drogas recreativas e álcool antes e durante a gravidez.

Se você fuma ou usa drogas recreativas, interromper esses hábitos melhorará suas chances de ter uma gravidez e um bebê saudáveis.

Consumir álcool durante a gravidez pode causar danos em longo prazo para o bebê; quanto mais álcool você consome, maior o risco. Se você está grávida ou planeja engravidar, a abordagem mais segura é não consumir álcool, para reduzir ao mínimo o risco para o bebê. Se o seu parceiro fuma, bebe ou usa drogas, é importante que ele reduza o consumo dessas substâncias (o ideal é que pare por completo) enquanto vocês estiverem tentando engravidar. Além dos efeitos secundários que você sofrerá, os cigarros, as drogas recreativas e o álcool podem ter efeitos adversos na qualidade do espermatozoide.

8. Tome vacina contra a rubéola

A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, pode afetar seriamente os bebês não nascidos. Se você planeja ter um bebê, é uma boa ideia verificar se está totalmente protegida contra a rubéola. Converse com o médico sobre seu histórico de vacinação.

9. Otimize a saúde vaginal

Use um lubrificante inofensivo para o espermatozoide

A secura vaginal é mais comum do que se pensa. Em um estudo com 11 países, envolvendo aproximadamente 6.500 mulheres, até 18% das mulheres com 18 a 34 anos relatou sentir secura vaginal sempre ou normalmente. Isso pode ser pior ao tentar engravidar, pois existe uma tendência a aumentar o número de relações sexuais nesse período. Alguns dos lubrificantes mais comuns podem ser prejudiciais ao espermatozoide – portanto, certifique-se de usar um que seja inofensivo.

Se você tiver alguma secreção vaginal anormal, vale a pena conversar com seu médico. Infecções vaginais comuns, como vaginose bacteriana ou candidíase, podem ser tratadas facilmente e favorecer a tentativa de engravidar.

10. Envolva seu parceiro

Aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo a produzir um espermatozoide saudável

  • Mantenha-se em forma e saudável. Seu parceiro deve tentar ser o mais ativo possível, reduzir o álcool, parar de fumar e ter uma dieta saudável.
  • Use um lubrificante inofensivo para os espermatozoides. Verifique se o lubrificante usado não é “espermicida” ou tóxico para o espermatozoide. Você pode comprar lubrificantes especialmente formulados e adequados para espermatozoides.
  • Mantenha os testículos em temperatura fresca. Seu parceiro deve usar roupas íntimas soltas e evitar banhos quentes. O “aquecimento” consistente ou prolongado dos testículos pode reduzir a qualidade do espermatozoide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima